top of page

Bolzano - Região de Trentino-Alto Adige - Norte da Itália - 2023

  • Foto do escritor: Roberto Caldas
    Roberto Caldas
  • 8 de ago.
  • 11 min de leitura
ree

Leões que servem de base para as colunas do Portal Românico do Duomo di Bolzano (Bozner Dom, em alemão). Piazza della Parrocchia, 27 (Pfarrplatz), Bolzano, capital da província homônima, região de Trentino-Alto Adige, Itália.


Saímos de Merano e nos dirigimos a Bolzano, capital da província de mesmo nome.


Bolzano (Bozen, em alemão)


A história da cidade remonta à construção da Via dei Portici por volta de 1170 pelo príncipe-bispo de Trento, que desejava criar e controlar um centro comercial no vale onde encontrava-se o povoado de Bolzano; a comunidade experimentou, assim, uma fase inicial de expansão urbana, fortemente influenciada pela iniciativa dos príncipes-bispos e da nobreza regional (os condes de Appiano, Morit-Greifenstein, Tirol-Gorizia e os senhores de Vanga), mas marcada por grandes conflitos, particularmente entre os bispos de Trento e os condes do Tirol, empenhados em criar uma estrutura territorial compacta, que assumiu o caráter de um conflito militar de grandes proporções.


Com a resolução do conflito em favor do conde Mainardo II do Tirol-Gorizia, no final do século XIII, e, depois, com a transição pacífica para os Habsburgos em 1363, passando a região a fazer parte do Sacro Império Romano-Germânico, o clima político e social de Bolzano caminhou para um período de relativa tranquilidade e desenvolvimento econômico, marcado também pelos privilégios que os Habsburgos outorgaram à cidade, entre os quais a concessão do conselho municipal pelo imperador Frederico III, em 1442.


A partir da Idade Média, Bolzano afirmou continuamente sua posição como um importante centro comercial entre o Norte e o Sul, tornando-se um centro de feiras e um ponto de encontro para artesãos e comerciantes de toda a Europa; especialmente durante o século XV e início do século XVI, o desenvolvimento urbano e imobiliário da cidade passou por um processo acentuado de aceleração e concentração, quando o arquiduque da Áustria Sigismundo e mais tarde o imperador Maximiliano I fizeram de Bolzano um centro econômico e político do Condado do Tirol.


Nos séculos XVI e XVII, em parte graças à imigração significativa do sul da Alemanha e da Áustria, a cidade deu um salto qualitativo no estabelecimento de atividades manufatureiras, artesanais e mercantis; esse processo culminou, entre 1633 e 1635, na criação, pela arquiduquesa da Áustria e condessa do Tirol Cláudia de Médici (esposa do arquiduque Leopoldo V da Áustria, regente após a morte do marido), do Magistrato Mercantile (Magistratura Mercantil), uma instituição inovadora para a autogestão da atividade comercial.


A importância internacional de Bolzano começou a declinar no século XVIII: a Magistratura Mercantil, estabelecida por Cláudia de Médici, foi substituída pela Câmara de Comércio.


Em 1805, depois da ocupação pelas tropas napoleônicas, o Tirol do Sul, incluindo Bolzano, foi incorporado ao Ducado da Baviera; porém, em 1814, com a derrota de Napoleão, voltou para as mãos dos Habsburgos, passando a fazer parte do Império Austro-Húngaro, em 1867, quando este foi criado.


Após um breve período de renovação, Bolzano logo decaiu novamente durante a Primeira Guerra Mundial.


Em 1919, após a anexação de Bolzano ao Reino da Itália pelo Tratado de Saint-Germain-en-Laye, efetivamente ocorrida em 1920, o regime fascista de Benito Mussolini iniciou sua "italianização"; a área urbana de Bolzano foi significativamente expandida e tornou-se a capital da província homônima, também conhecida como Alto Adige (Südtirol ou Tirol do Sul).


Começamos nosso passeio pela Piazza Walther (Waltherplatz, em alemão).


A praça foi concluída em 1808 sob o domínio bávaro e dedicada ao rei Maximiliano José I da Baviera; recebeu outras denominações, posteriormente, como Johannesplatz, em homenagem ao arquiduque João da Áustria (que foi regente imperial da Alemanha de Junho de 1848 a Dezembro de 1849), e, num curto espaço de tempo, durante a Segunda Guerra Mundial, Piazza Vittorio Emanuele; no entanto, desde o século XIX, ela é e continua sendo conhecida como Piazza Walther (Waltherplatz, em alemão), em razão de, no meio dela, se erguer o grande monumento ao menestrel Walther von der Vogelweide (aproximadamente 1170-1230), inaugurada em 1889, obra do escultor austríaco Heinrich Natter.




ree

Piazza Walther (Waltherplatz); construída em 1808, tendo em seu centro o monumento ao menestrel medieval Walther von der Vogelweide, que segura em sua mãos uma viola de arco (viella), instrumento de corda medieval. Bolzano, capital da província homônima, região de Trentino-Alto Adige, Itália.


Na praça, destaca-se o prédio do Stadt Hotel Città, inaugurado em 1913, estilo neobarroco, com sua elegante fachada rosa-clara; o hotel pertence à prefeitura, que o tornou um ponto de encontro da cultura e da região, apresentando, ao longo dos anos, eventos de música, dança e teatro.




ree

Stadt Hotel Città, estilo neobarroco, inaugurado em 1913, Via Argentieri, 1, Bolzano, capital da província homônima, região de Trentino-Alto Adige, Itália.


Em seguida, visitamos o Duomo di Bolzano ou Concattedrale di Santa Maria Assunta (Dom Maria Himmelfahrt).


A igreja dedicada à Assunção de Maria é a concatedral da Diocese de Bolzano-Bressanone e é o templo gótico mais importante da região. Ela se ergue no local de uma basílica paleocristã, uma medieval e uma românica, consagrada em 1180, posteriormente modificada por artesãos lombardos e concluída por artesãos suábios no final do século XIV. O campanário de 62,6 metros de altura é obra do arquiteto suábio Hans Lutz von Schussenried (1519).


No interior, há três naves da mesma altura (Hallenkirche), o púlpito gótico esculpido em arenito por Hans Lutz von Schussenried, o altar barroco em mármore policromado (1720) dos artistas veroneses Ranghieri e Allio e o Crucifixo (1420).




ree

Fachada sul do Duomo di Bolzano. No lado sul, destaca-se a porta românica, emoldurada por duas colunas com capitéis em forma de botão ou da ordem compósita, ou seja, ordem mista da arquitetura clássica combinando as volutas da ordem jônica com as folhas de acanto da coríntia. Piazza della Parrocchia, 27 (Pfarrplatz), Bolzano, capital da província homônima, região de Trentino-Alto Adige, Itália.




ree

Detalhe do teto do Duomo di Bolzano; a decoração em losangos coloridos lembra claramente os telhados da Catedral de Viena e da Catedral de Basileia e o torna muito belo. Piazza della Parrocchia, 27 (Pfarrplatz), Bolzano, capital da província homônima, região de Trentino-Alto Adige, Itália.


O atual campanário gótico tardio foi concluído em 1519 pelo suábio Hans Lutz von Schussenried.




ree

Campanário na fachada norte do Duomo di Bolzano, estilo gótico tardio, obra do arquiteto suábio Hans Lutz von Schussenried, concluído em 1519; sua altura alcança 62,6 metros; as paredes são revestidas inteiramente de blocos de arenito cinza-avermelhado extraído do entorno de Bolzano. Piazza della Parrocchia, 27 (Pfarrplatz), Bolzano, capital da província homônima, região de Trentino-Alto Adige, Itália.


No lado oeste da igreja, o portal românico com alpendre e leões com colunas, a rosácea restaurada após os bombardeios da Segunda Guerra Mundial, a porta de bronze de Defner e o afresco atribuído a Friedrich Pacher da Madona com o Menino (provavelmente de1475).




ree

Portal românico na fachada oeste do Duomo di Bolzano; observa-se na fachada, o alpendre do portal, suportado por colunas tendo em suas bases representações de leões; sobre o portal, a rosácea restaurada após danos sofridos durante a Segunda Grande Guerra; ao lado esquerdo do portal, vê-se uma pintura representando a Madona e o Menino, protegida por um beiral, obra atribuída a Friedrich Pacher. Piazza della Parrocchia, 27 (Pfarrplatz), Bolzano, capital da província homônima, região de Trentino-Alto Adige, Itália.




ree

Nave principal do Duomo di Bolzano; destaque, à esquerda, para o púlpito gótico, com a representação dos Pais Latinos da Igreja, esculpido em arenito por Hans Lutz von Schussenried por volta de 1513/14. Piazza della Parrocchia, 27 (Pfarrplatz), Bolzano, capital da província homônima, região de Trentino-Alto Adige, Itália.


No presbitério da catedral, encontra-se o altar-mor barroco em mármore, projetado por Jacopo Antonio Pozzo e realizado pelos veroneses G. B. Ranghieri e Domenico Allio, com grandes colunas e numerosas estátuas (1710-20).




ree

Altar-mor do Duomo di Bolzano; estilo barroco em mármore, com elegantes e grandes colunas, entornado por estátuas, projetado por Jacopo Antonio Pozzo e realizado pelos artistas veroneses G. B. Ranghieri e Domenico Allio, entre 1710 e 1720. Piazza della Parrocchia, 27 (Pfarrplatz), Bolzano, capital da província homônima, região de Trentino-Alto Adige, Itália.


Não muito longe do altar está a lápide de Guilherme III de Henneberg-Schleusingen, conde de Henneberg; o nobre morreu em Salorno em 1480, enquanto retornava de uma peregrinação a Roma; seu corpo foi sepultado no Duomo di Bolzano até ser transferido para o túmulo do conde, no Mosteiro de Veßra, Turíngia (hoje pertencente à Alemanha), em 1482. A pedra tumular foi esculpida em 1490 pelo escultor Erasmus Forster em Gardolo, perto de Trento, e colocada na igreja em 1495/96.




ree

Na nave esquerda da igreja está preservada a lápide renascentista de Guilherme III de Henneberg -Schleusingen, que morreu em Salorno em 1480, tendo seus restos mortais sepultados no Duomo di Bolzano, mas, em 1482, foram transladados para o Monastério de Veßra, na Turíngia; a lápide, notável por sua expressividade e qualidade artística, foi encomendada ao escultor Erasmus Forster, esculpida em Gardolo, perto de Trento, e colocada na catedral em 1495-1496. Duomo di Bolzano, Piazza della Parrocchia, 27 (Pfarrplatz), Bolzano, capital da província homônima, região de Trentino-Alto Adige, Itália.




ree

Altar do Coração de Jesus, neogótico, 1898. Duomo di Bolzano, Piazza della Parrocchia, 27 (Pfarrplatz), Bolzano, capital da província homônima, região de Trentino-Alto Adige, Itália.




ree

Altar de São João Batista, neogótico, 1899. Duomo di Bolzano, Piazza della Parrocchia, 27 (Pfarrplatz), Bolzano, capital da província homônima, região de Trentino-Alto Adige, Itália.




ree

Altar neogótico de 1899; na frente, encontra-se o túmulo do beato Josef Mayr-Nusser, que morreu, em 1945, como mártir, quando era transportando num trem pelos nazistas para o Campo de Concentração de Dachau, Alemanha; o local de sepultamento de Josef Mayr-Nusser, que foi beatificado em 2017, é emoldurado com aço corten vermelho e trilhos também vermelhos, que remetem ao seu martírio em um vagão de gado perto de Erlangen. Duomo di Bolzano, Piazza della Parrocchia, 27 (Pfarrplatz), Bolzano, capital da província homônima, região de Trentino-Alto Adige, Itália.


Além de várias relíquias medievais, também são guardadas na catedral as dos beatos Henrique de Bolzano e Johann Nepomuk von Tschiderer, este falecido em 1860, que foi batizado na então igreja paroquial da cidade.




ree

Na frente, o relicário do beato Johann Nepomuk von Tschiderer, falecido em 1860, obra de Karl Kusstascher, por volta de 1995; atrás, o relicário do beato Henrique de Bolzano: as ferramentas no topo do belo santuário de prata (provavelmente de 1759) homenageiam o trabalhador braçal nascido em Bolzano em 1245, que faleceu em Treviso em 10 de junho de 1315 com fama de santidade. Duomo di Bolzano, Piazza della Parrocchia, 27 (Pfarrplatz), Bolzano, capital da província homônima, região de Trentino-Alto Adige, Itália.


Em seguida, passeamos pelo centro histórico da cidade, ingressando na Via Argentieri (Silbergasse - Rua dos Ourives); essa rua, paralela à Via dei Portici (Laubengasse - Rua dos Pórticos), formava o fosso sul da cidade amuralhada; a entrada para o Museu Mercantil, no palácio de mesmo nome, é claramente visível, e nas proximidades fica a Rezidenza Troilo, com afrescos, uma torre de canto e uma passagem estreita que leva à rua comercial Portici.




ree

Via Argentieri, a partir do n. 16, centro histórico de Bolzano, capital da província homônima, região de Trentino-Alto Adige, Itália.


A Residenza Troilo Troyburg, na Via Argentieri, 16, é um edifício tardo-medieval com uma torre de canto, ampliada no final do século XVI, originalmente residência da família Troilo, comerciantes de Rovereto. A fachada conserva decorações sobrepostas dos séculos XV, XVII e XVIII.




ree

Residenza Troilo Troyburg e sua torre; Via Argentieri, 16, Bolzano, capital da província homônima, região de Trentino-Alto Adige, Itália.


A casa Troilo (edificada por volta de 1603) está localizada logo após o Palazzo Mercantile. Uma passagem interna conecta a Via Argentieri com a Via dei Portici (um portal de pedra com brasões). Passando pela passagem subterrânea, é possível ver e compreender a estrutura arquitetônica do interior dos edifícios sob os Pórticos.




ree

Portal de pedra com brasões que permite a passagem da Via Argentieri para Via dei Portici. Via Argentieri, 16, Bolzano, capital da província homônima, região de Trentino-Alto Adige, Itália.


O edifício de origem medieval da Casa Al Torchio (Torgglhaus) teria sido amplamente reformado por volta de 1786 e, posteriormente, no século XIX, adquirindo o aspecto atual, em estilo neogótico; destaque para sua elegante torre, coberta com telhas vitrificadas de tons esverdeados.


No local, hoje funciona um restaurante e pizzaria com culinária típica do Tirol do Sul.




ree

Casa Al Torchio (Torgglhaus); em destaque, a elegante torre coberta por telhas vitrificadas; a pintura na fachada Torgglhaus: Josué e Caleb com o cacho de uvas gigantes; passagem bíblica do Velho Testamento na qual são mandados 12 espias israelitas, um da cada tribo, para fazer o reconhecimento de Canaã, a Terra Prometida: "Chegaram ao vale de Escol, onde cortaram um ramo de vide com um cacho de uvas, que dois homens levaram numa vara; tomaram também consigo romãs e figos" (Números, 13:23). Via Museo, 2/A, Bolzano, capital da província homônima, região de Trentino-Alto Adige, Itália.


Na colorida e animada Piazza delle Erbe (Obstplatz), o coração do centro histórico, o famoso mercado de frutas e verduras acontece diariamente (exceto aos sábados à tarde, domingos e feriados). Na esquina da Via dei Portici fica a Fontana del Nettuno (Neptunbrunnen - Fonte de Netuno), adornada com uma estátua de bronze e conchas, obra de G. Mayr de Fiè (1745). A Fonte de Netuno foi classificada entre as cem mais belas da Itália e também é conhecida como "Gabelwirt" (estalajadeiro com um garfo).




ree

Piazza delle Erbe (Praça das Ervas); em destaque a Fonte de Netuno, com a representação do deus romano do mar e das fontes d'água, obra de G. Mayr de Fiè de 1745. Bolzano, capital da província homônima, região de Trentino-Alto Adige, Itália.




ree

Edifício na Via dei Bottai  (Bindergasse), 37, com afrescos na fachada, alguns representando a Santíssima Trindade. Bolzano, capital da província homônima, região de Trentino-Alto Adige, Itália.


Em seguida, visitamos a Piazza del Municipio, (Rathausplatz), onde se encontra a sede do município.


O  Palazzo Municipale di Bolzano (Rathaus Bozen) foi inaugurado em 22 de dezembro de 1907, por iniciativa do prefeito Julius Perathoner; o projeto foi executado pelos arquitetos Wilhelm Kürschner e Carl Hocheder; é caracterizado por uma fachada em estilo neobarroco com uma torre do relógio e um pátio central.


Um dos destaques do edifício é o afresco alegórico realizado pelo pintor local Gottfried Hofer no teto da sala de reuniões do conselho, no segundo andar.




ree

Palazzo Municipale di Bolzano, inaugurado em 1907, estilo neobarroco; destaque para sua elegante torre do relógio. Piazza del Municipio, Bolzano, capital da província homônima, região de Trentino-Alto Adige, Itália.


Por fim observamos o belo edifício de 1634 (mas as fundações do prédio remontam ao século XIII), ao lado do qual se avista parte das antigas muralhas, que foi até 1780 sede da Casa della Pesa (Waaghaus), a balança pública. Hoje, após obras de restauração, abriga diversas associações culturais da cidade, a sede da Euregio e o Waag Café. Em frente, uma placa comemora a igreja de Sant'Andrea (demolida em 1785) e, em frente, pode-se admirar a pitoresca Piazza del Grano (Kornplatz), embelezada com elegantes lojas e bares, antigamente sede do mercado de grãos e outros produtos agrícolas. Este é o primeiro núcleo urbano de Bolzano, com o castelo dos príncipes-bispos de Trento, fundadores da cidade. O castelo foi provavelmente demolido por Mainardo II do Tirol-Gorizia, durante uma de suas incursões para tomar o controle da importante vila comercial (1277).


Até 1780, era a única balança autorizada na cidade, onde grãos e líquidos eram medidos e pesados de acordo com as normas comerciais da época. Naquela tempo, os pesos e as medidas variavam de cidade para cidade e, para manter os malandros à distância, todas as mercadorias que chegavam a Bolzano tinham que ser pesadas na Casa della Pesa.




ree

Antiga Casa della Pesa (Casa de Pesagem); local no qual os produtos que seriam comercializados na cidade eram pesados numa balança pública para impedir fraudes; fachada voltada para a Piazza del Grano (Kornplatz). Via Portici (Laubengasse), 19A, Bolzano, capital da província homônima, região de Trentino-Alto Adige, Itália.


Próxima parada será no post seguinte, a ponta norte do Lago di Garda, a cidade de Riva del Garda, ainda na região Trentino-Alto Adige.



Fontes:


Wikipedia;


Guide: Fabuleuse Italie du Nord: Rome, Florence, Venise, pesquisa e redação de Louise Gaboury, direção de Claude Morneau, versão eletrônica, 2019, Guides de Voyage Ulysse, Québec, Canada.








Comentários


Obrigado por se subscrever!

SUBSCREVER

bottom of page